Megaprojectos geram conflitos de terra nos corredores de desenvolvimento de Nacala e Beira

Camponeses da Zambézia, Manica e Nampula lamentam usurpação de suas terras para dar lugar a plantação de eucaliptos e de soja no âmbito do programa agrário ProSavana em curso no corredor de Nacala. Queixam-se, igualmente, do incumprimento das promessas feitas para ocupação de suas terras.

Em causa estão os megaprojectos de mineração, plantações florestais e soja, tais como Jindal, Vale Moçambique, Portucel Moçambique, Lurio Green Resources, etc.

Os participantes de Manica dizem que se o governo estivesse presente ouvindo todo debate reflectiria melhor sobre as accoes da Portucel inclusive as do Lurio Green Resources que estão a criar prejuízos às comunidades. “Ontem expulsamos o colono português, mas hoje de novo estão de regresso. Uma planta de milho não se compara com a de milho” dizem os praticantes da província de Manica.

“Essas empresas que usurpam terras não o fazem só, sempre estão alguns representantes do governo sendo coniventes na violação dos direitos das comunidades rurais,” diz um dos participantes de Nampula o qual confessou que por tanto reivindicar contra o ProSavana foi preso por seis horas.

Para fazer face a esta onda de violação dos direitos das diversas comunidades rurais os participantes deste evento apelam a unidade e solidariedade para com os afectados por estes grandes projectos e programas de desenvolvimento em curso em Moçambique.

O debate está decorrer hoje, 09, no Complexo Arco-íris, distrito de Nhamatanda, província de Sofala a margem do III Encontro Unitário organizado pela Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais-ADECRU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: