ADECRU e PLAAS realizam seminário sobre Direito à Alimentação na Cidade de Maputo

[25/04/18] – A Accão Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais-ADECRU em parceria com o Instititute for Poverty, Land and Agrarian Studies-PLAAS realizam a partir de amanhã, um seminário em matérias de direito à alimentação em África. Este evento, de dois dias, vai decorrer nas instalações da Cáritas Moçambique na Cidade de Maputo.

A realização deste seminário resulta da pesquisa feita por ADECRU e PLAAS em Setembro do ano passado no distrito de Gurué, província da Zambézia cujo objectivo era compreender em que medida a integração das comunidades rurais de Gurué na cadeia de valores de agro-commodities, tais como a produção da soja, influenciava negativa ou positivamente no direito à alimentação e segurança alimentar familiar.

Da pesquisa feita constatou-se que embora o envolvimento das comunidades de Ruace e Lioma em Gurué, na produção da soja trouxesse ganhos financeiros as mesmas estão a relegar o cultivo de milho, arroz, mandioca, bata-doce para o segundo plano facto que mina a segurança alimentar familiar.

“Muitas famílias estão a reduzir suas áreas de produção de culturas nativas tais como milho, priorizando o cultivo da soja. Por exemplo, a maior parte das famílas entrevistadas durante a pesquisa tinham 2 a 3 ou 4 hectares para milho ou arroz, mas com o boom da produção da soja para ração de frangos estão a alocar mais terras  para soja” disse o oficial de Comunicação e Advocacia da ADECRU, António Gaveta.

Para a ADECRU a produção da soja visa responder os interesses do mercado internacional e não a erradicação da fome, pelo contrário está a disvirtuar o foco das comunidades rurais, colocando em causa a sua segurança alimentar familiar.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: