Comunidades de Chipindaumué e Nhamaturi exigem Fim das Plantações Florestais da Portucel

http://www.adecru.org.mz/index.php/pt/atualidade/149-comunidades-de-chipindaumue-e-nhamaturi-exigem-fim-das-plantacoes-florestais-da-portucel

[Manica, aos 17 de Agosto de 2018] – As comunidades de Chipindaumué e Nhamaturi do distrito de Gondola em Manica exigem a paralização das actividades da Portucel Moçambique devido às diversas injustiças sociais causadas por esta empresa.

Este posicionamento foi apresentado no encontro realizado recemente em Chipindaumué. O encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas, membros das comunidade de Chipindaumué e Nhamaturi, e da chefe de localidade, Luisa Quizito.

Deste encontro a população queixou-se dos problemas decorrentes das actividades realizadas pela Portucel, destacando-se a perda de culturas nos campos agrícolas, usurpação de terras, falta de indeminizações entre outros aspectos.

No seio das comunidades receia-se o pior, pelo que, os residentes locais exigem a paralisação das actividades daquela multi-nacional. “A Portucel tem que parar” dizem as comunidades.

A reunião realizada há dias em Chipindaumué visava a busca de soluções para os problemas causados pelo projecto de plantação de eucaliptos- propriedade da Portucel.

Igualmente, a população recordou a chefe de localidade que as comunidades já tinham apresentado estes problemas à Portucel numa reunião organizada por esta empresa na Cidade de Maputo em Dezembro de 2017, na qual participaram alguns administradores dos distritos afectados pelas plantações florestais desta empresa.

Face aos problemas apresentados pelas comunidades, Luisa Quizito mostrou-se preocupada pelas queixas e prometeu “temos que resolver esses problemas apresentados pela população”.

A Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais – ADECRU ouviu alguns participantes da reunião, os quais acusam a liderança comunitária de tomar decisões sem prêvia consulta às comunidades.

A título de exemplo, na comunidade de Chipindaumué fala-se de o líder comunitário local, ter submetido à secretária da localidade uma suposta lista de pessoas que pediam emprego a Portucel, uma informação que não era do conhecimento das comunidades.

“Nós nem sabíamos que o líder submeteu um documento de pedido de emprego a Portucel em nome da comunidade. O que sabemos é que não tomamos conhecimento de algum encontro onde terá resultado na produção de uma lista de emprego,” denunciou Mugabe Augusto.

Reagindo as acusações, Adelino Albino – líder comunitário de Chipindaumué revelou que a suposta lista resultou de um encontro realizado em Nhamacoa com a comunidade a qual, na ocasião, pediu emprego. “Embora eu não tivesse participado no encontro, o líder de Nhamacoa disse-me que houve encontro e a comunidade pedia emprego pelo que fizeram uma lista.”

As comunidades voltaram a ter mais uma ronda de conversações esta Segunda-feira,13, com os líderes comunitários e a direcção da Portucel na qual a população mais uma vez negou a presença da empresa ao passo que os trabalhadores sazonais da Portucel manifestaram seu interesse de ver a empresa a operar a fim de ter emprego.

No entanto, segundo o capataz da empresa Portucel Costa Fernando Chicote, as comunidades manifestaram seu interesse de ver esta firma a operar com vista a conseguir emprego apesar de algumas vozes de militantes da ADECRU que se mostraram contra a vontade dos demais.

“Os membros da ADECRU estavam a desencorajar a população para negar a empresa Portucel alegando que não havia terras, mas se esta organização estivesse a oferecer emprego seria bom,” defendeu Costa.

Dado a este impasse, a chefe de localidade está agendar para breve mais um outro encontro com a população e a direcção da Portucel para discutir não só os diferendos existentes mas também a autenticidade da supsota lista  de pedido de emprego.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: