ADECRU INCENTIVA CAMPONESES DAS COMUNIDADES RURAIS PRESERVAR SEMENTES NATIVAS

Camponeses da comunidade rural de Naretete recebendo sementes do milho matuba

No âmbito de realização das oficinas de formação das famílias camponesas em técnicas agro-ecológicas em várias comunidades nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia e Nampula, a Associação Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), reforçou a iniciativa de resgate, conservação e multiplicação das sementes nativas. Isto deveu-se ao facto de algumas comunidades como a comunidade de Melola, Messa e Napai 2, registarem o desaparecimento de sementes nativas para o destaque do milho.

Como forma de evitar a escassez de sementes de milho em momentos de sementeira nas comunidades, a ADECRU distribuiu cento e cinquenta quilogramas (150 kg) de sementes do milho matuba como alternativo do milho nativo. Com isto, pretende-se que as comunidades se tornem auto-suficientes na produção alimentar e de sementes para o seu bem-estar.

De acordo com o Oficial de Advocacia e Políticas da ADECRU, Luís Pirai, o milho matuba é melhorado com as características do milho nativo praticado pelas comunidades camponesas no país. Isso significa que o milho matuba é diferente do milho transgénico, que é geneticamente modificado e é praticado em grande escala em agronegócios.

Pirai acrescentou que “a distribuição do milho matuba serviu como resposta às demandas apresentadas pelas comunidades rurais que não dispõem de sementes de milho nativo”.

Camponeses da comunidade rural de Messa recebendo sementes do milho matuba

Portanto, numa primeira fase, o cultivo do milho matuba será praticado em machambas colectivas comunitárias para facilitar o monitoramento. Foi neste contexto que a ADECRU ajudou às comunidades na criação de machambas colectivas para semearem o milho matuba. Nesse mesmo processo, posteriormente os camponeses se beneficiarão da formação prática para obterem novas técnicas de selecção, colheita e conservação da semente de milho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: